INFORMAÇÕES

Blog PrintPIX


Como o QR CODE pode ajudar empresas a engajar mais seus clientes

  Em: 23/12/2019
Lida: 158 vezes
Postado por: Mauro Fernando Romero

Um estudo realizado pela Oracle revelou que os consumidores querem ter acesso de forma rápida e simples a toda informação que existe sobre um determinado produto. Também foi apurado no estudo que mais de dois terços dos clientes recorrem ao celular para efetuar pesquisas antes de comprar os produtos.


O estudo também explica que nos dias de hoje transparência é um dos aspectos mais valorizados pelos clientes. A pesquisa também destacou que 59% dos consumidores participantes acreditam que a disponibilização de informações claras e úteis, seja em websites ou na própria loja física, é essencial e acrescenta valor à experiência de compra.

O consumidor moderno não quer apenas comprar, ele quer entender tudo sobre o produto e, a partir das informações obtidas, determinar se aquele é ou não adequado às suas necessidades.

Então, como as empresas podem atender ao consumidor que quer cada vez mais informações sobre seus produtos e serviços? Segundo a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), “É recomendável que o varejo e a indústria invistam na utilização dos códigos de barras bidimensionais (QR Codes), eles conseguem conter uma variedade maior de dados e podem ajudar as empresas a aumentar o engajamento de seus consumidores potenciais”.

Para entender como os códigos bidimensionais podem ajudar as empresas, precisamos entender primeiro tudo sobre eles. QR Code, ou código QR, é a abreviação de “Quick Response” e quer dizer resposta rápida. O QR Code é um símbolo bidimensional (2-D) que foi criado em 1994 pela empresa Japonesa Denso-Wave, com o objetivo de ser um código de barras que pudesse ser rapidamente interpretado pelos equipamentos de leitura. Este código pode ter informações tanto na vertical quanto na horizontal, daí o termo bidimensional. Devido a esta característica, o QR Code possibilita armazenar centenas de vezes mais dados do que os códigos de barras tradicionais.

O QR Code já está presente no dia a dia do consumidor, sendo muito utilizado no campo promocional. As empresas armazenam informações neles e os divulgam em mídias físicas ou digitais, basta o consumidor ter um smartphone com um aplicativo que faça a leitura do QR Code e pronto, ele receberá todas as informações de que precisa sobre um determinado produto, serviço ou promoção.

Como seu tamanho é compacto, as empresas podem introduzir o QR Code em seus produtos, visando disponibilizar para o varejo informações variadas, tais como lote, data de validade e número de série, permitindo assim a otimização de processos e aumentando a eficiência do atendimento. “A tendência é que cada vez mais produtos utilizem códigos bidimensionais”, ressalta Ricardo Melo, executivo de negócios da GS1 Brasil.

No entanto, apenas utilizar os códigos bidimensionais não basta, as empresas necessitam de um leitor de código de barras que consiga realizar a leitura dos QR Codes. A GS1 Brasil orienta as empresas para que já invistam em um leitor com tecnologia 2D, isso porque os leitores bidimensionais podem fazer a varredura das informações tanto na horizontal quanto na vertical, ou seja, eles são capazes de ler tanto os códigos de barras tradicionais (1D), quanto os QR Codes. Isso permite que as empresas não que precisem gastar com vários equipamentos para fazer a leitura de diferentes tipos de códigos de barras, pois os leitores 2D conseguem ler os dois tipos.

Existem muitos leitores de códigos de barras no mercado, entender qual deles é o ideal para o seu negócio pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. Por isso, a Automatech , que é uma empresa especializada em automação, possui uma equipe de especialistas prontos para te ajudar a escolher o leitor que melhor atenda o seu negócio.


Keywords: qr code, codigo qr, codigo de barras, qrcode


Leia também ...




Fale conosco