QR Codes em Embalagens


Embalar tornou-se muito mais do que simplesmente colocar produtos em caixas. Em um mercado competitivo, trata-se de uma oportunidade para impressionar o cliente. Neste guia, saiba como sua empresa pode usar códigos QR em embalagens como estratégia de marketing.
Embalagens

Como usar QR Codes em embalagens de produtos?

Por que os QR Codes em embalagens são importantes

Colocar códigos QR na embalagem do produto é uma ferramenta de marketing eficaz, pois a digitalização do código QR é rápida, simples e leva o cliente diretamente à informação. Se o seu objetivo é receber feedback dos clientes, promover suas mídias sociais ou facilitar o contato com o suporte ao cliente, basta adicionar um código QR que leve a suas informações específicas para aumentar o valor da sua embalagem.

QR Codes e diferentes tipos de embalagens

Dependendo da indústria, produto ou serviço, existem inúmeras oportunidades de promoção da marca em todos os tipos de embalagem. Abaixo enumeramos três tipos que todo profissional de marketing deve conhecer.

Embalagem primária

O tipo de embalagem primária é o recipiente que contém o produto em si. Os produtos podem ser embalados em recipientes de papel, caixa, papelão, plástico, vidro ou metal. O rótulo pode requerer a inclusão de lista de ingredientes, data de validade e símbolos de advertência. Além disso, precisa ser visualmente atraente e reconhecível pelo usuário final. São exemplos produtos enlatados, tubos de creme dental, frascos de perfume e potes de velas.

Há muitíssimas oportunidades de usar códigos QR em embalagens desse tipo, especialmente porque o consumidor a mantém por muito tempo. Se você quiser que o cliente saiba como seu produto foi produzido, inclua o Código QR de vídeo para exibir vídeos relacionados à origem do produto. Use o Código QR de rede social para incentivar o cliente a postar uma foto do seu produto onde quer que ele esteja no mundo e aumentar seu número de seguidores nas redes sociais.

Embalagem secundária

Esse tipo comporta a embalagem primária e se refere ao recipiente que contém o produto indiretamente. É a caixa que contém um pacote de comprimidos medicinais ou uma bandeja termorretrátil em volta de uma embalagem de latas. Como no caso das embalagens primárias, os rótulos podem precisar conter informações como lista de ingredientes e data de validade.

Há infinitas oportunidades para o uso de códigos QR em soluções de embalagens secundárias. Você pode vincular sua promoção on-line ou sorteios ao Código QR de cupom. Use os Códigos QR de PDF para conduzir o cliente a seu tutorial passo-a-passo, para que ele saiba como usar o produto corretamente.

Embalagem terciária

Geralmente usadas para agrupar itens, as soluções de embalagens terciárias incluem paletes, caixas de papelão ondulado e caixas de papelão. Embora o objetivo seja principalmente o transporte, esse tipo de embalagem ainda pode ser usado para o marketing da marca. O Código QR empresarial em suas caixas para transporte é uma ótima maneira de mostrar às pessoas o tipo de empresa que você é.

5 dicas para o design do código QR em embalagens

1. Adicione cor

A cor é a maneira mais fácil de dinamizar códigos QR. Brinque com sua marca ou cores do tema de campanha para tornar seu código QR atraente para digitalizar.

2. Inclua uma chamada à ação

Para obter chances maiores de mais digitalizações, inclua uma frase de chamada para ação para que o cliente saiba o conteúdo que obterá. Molduras de código QR personalizadas são bordas coloridas com mensagens variadas para incentivar a digitalização até mesmo por quem estiver passando.

3. Imprima em tamanho grande

Em geral, o código QR deve ter pelo menos 2 x 2 cm (cerca de 0,8 x 0,8 pol) de tamanho. É sempre melhor garantir e imprimi-lo em tamanho maior na embalagem. Evite imprimir em bordas que cortam o código QR ou em superfícies irregulares que distorcem a imagem, para prevenir que não possa ser digitalizada.

4. Considere o posicionamento

Colocar códigos QR próximo a códigos de barras também pode dificultar a digitalização. Se você tiver os dois tipos de códigos em sua embalagem, coloque cada um em um lado diferente do outro.

5. Examine o material

Já que a embalagem pode ter uma variedade de materiais, tenha cuidado ao escolher um que reflita muita luz, pois a capacidade de leitura do código QR também depende disso. Qualquer que seja o tipo de embalagem na qual você decida imprimir seus códigos QR, é importante usar a melhor resolução disponível. Impressoras profissionais precisam de imagens de alta qualidade, portanto, forneça a imagem do código QR em formato .eps ou .svg fazendo o download diretamente em sua conta. E, sobretudo com trabalhos de impressão caros e de alto volume, sempre solicite provas para testar a digitalização antes de imprimir, para evitar qualquer contratempo.

Rastreamento de código QR para melhor marketing

Melhore sua estratégia de marketing com insights obtidos pelo rastreamento de seu código QR. Com uma adesão ao QR Code Generator Pro, você pode obter informações como o número total de digitalizações, o sistema operacional e a data de cada digitalização em arquivo PDF ou SVG que pode ser baixado. Por exemplo, você pode criar códigos QR diferentes para seus produtos e acompanhar o tipo de mensagem ou design mais adequado para poder ajustar sua campanha para a próxima vez.